As portas de visita vêm munidas de dois manípulos de parafuso que permitam retirar e fixar a porta de visita.
Normas
Segundo EN12097:2006 além das localizações descritas no campo “Aplicação”, devem ainda ser colocadas portas de visita quando há alteração às dimensões da conduta, nas mudanças de direcção superiores a 45º, e, finalmente, cada 7.5m de conduta recta.
A NP1037-4 determina que as portas de visita devem ser colocadas a cada 3 metros, em todas as mudanças de direcção superiores a 30º e ainda junto dos componentes descritos no campo “Aplicação”.
Descrição
As portas de visita são em chapa de aço galvanizado.
Serão providas de junta de estanquicidade interior em polietileno e compostas por duas partes interligadas por dois parafusos com manípulo em poliamida de dimensões tais que, facilitem a montagem e a desmontagem das portas.
Serão fornecidas embaladas em embalagem plástica com molde das dimensões da abertura a efectuar e instruções em espanhol/francês/inglês/alemão.
Aplicação
Para condutas rectangulares, permite o acesso para inspecção e manutenção. O número e a localização das portas de visita dependem dos requisitos a serem cumpridos pelo sistema de ventilação bem como, da disposição e da qualidade dos filtros de ar e dos métodos de limpeza utilizados.
Também podem ser utilizados tramos de conduta amovíveis.
O tamanho e a localização devem ser claramente indicados nos desenhos. No entanto devem ser no mínimo colocadas nas tomadas de ar exterior, nos registos corta fogo, nos silenciadores. Também em ambos os lados das baterias, dos registos, dos silenciadores quadrados, das unidades de recuperação, registos corta fogo, ventiladores, registos de regulação e outros componentes.
Ver também o campo “Normas”.
Acabamentos
As portas de visita são em chapa galvanizada, com sistema de estanquicidade interior em polietileno, e munidas de dois manípulos de parafuso em poliamida que permitam retirar e fixar a porta de visita.